terça-feira, 16 de junho de 2009

Desodorante?? O que que é isso?

Nihao amigos
é sabido por vocês que há uma tremenda dificuldade em encontrar coisas comuns de uso diário, coisas das quais estamos acostumados. Eu, particularmente, já me acostumei! Nada que uma peregrinação por quatro supermercados todos os meses não supra a minha necessidade.
Mas outro dia fui surpreendida com uma constatação de outra expatriada. Minha colega de curso de chinês questionou a professora sobre o uso de desodorante pelos chineses, dada a dificuldade de encontrar isso nos supermercados. Na verdade, agora com a entrada do verão, consigo encontrar no supermercado algumas marcas, mas no inverno foi super dificil e só encontrei em uma loja de conveniencias (tipo uma farmácia, mas sem remédio) em um shopping daqui.
Quando questionada sobre essa dificuldade, o que mais me surpreendeu foi a pergunta da professora. Desodorante?? O que que é isso???
Choquei!!! Na verdade, chocamos, eu e a outra expatriada... Ela não sabia o que era e para que servia! Isso porque ela morou 1 ano na Austrália e nunca reparou nisso! Bem... ela nunca usou e não conhece nenhum chinês que use! A minha colega tentou explicar para ela que serve para manter seca as axilas e evitar o mau odor. Não me surpreendo mais com o pensamento chinês, mas a resposta dela foi: - Estrangeiros tem problemas de mau odor? Chines não tem esse problema!!!
Ah tá, não tem... mentira! Eles também fedem, aliás, fedem mais que a gente, já que não usam desodorante!!!! Essas e outras coisas de higiene são assustadoras. Na empresa do Fá, depois do almoço, ele sempre escova os dentes! Normal não??? Bem, para os chineses, não! Um dia ele foi questionado do porque ele escovava os dentes depois do almoço! Ele respondeu, no Brasil a gente aprende desde criancinha que devemos escovar os dentes sempre depois das refeições! Adivinhem qual foi a resposta do chinês???
- Ah, porque a comida do Brasil estraga os dentes? A da China não!!!
Ah tá, não estraga... mentira! Aliás, os chineses são o povo que mais mau-hálito tem que eu conheço! Não é raro encontrar um chines bem apanhado com a boca podre, com mau-hálito, com dente preto!
Ai ai ai... esses chineses viu?
Zaijian

Um comentário:

Me dá sua opinião!