terça-feira, 28 de abril de 2009

Cachorro quente chinês!

Nihao

para quem conhece bem esses dois aqui na China, saberão o quanto um cachorro quente faz parte da refeição semanal ou quinzenal nossa! rsrsrsrs

Mas eu já sabia que cachorro quente não seria uma coisa realmente fácil de encontrar, até mesmo pelo nome sugestivo que pode causar alguns conflitos com a culinária chinesa... imagina pedir um cachorro quente e te servirem um cachorro assado! Perigoso! rsrsrsrs

Porém, depois de algum tempo, encontramos o tradicional Hot Dog americano! Pão com salsicha e mostarda ou ketchup (não os dois, só um mesmo). Claro que não resistimos e comemos! Custou 5 RMB, o equivalente a menos de 2 reais.


Depois de outro tempo, encontramos Hot Dog na corrida de F1 de Shanghai. Acredito que era necessário uma comida mais internacional para um evento como esse. Mas o preço do bicho era monstruoso para ser um pão com salsinha, estava em torno de 40 RMB, equivalente a 15 reais. Não deu para encarar...

Mas a vontade ficou martelando a minha cabecinha... foi então que fui a caça de reproduzir o tradicional cachorro campineiro aqui em Shanghai. Fui a caça da salsicha para cachorro quente, que não fosse adocicada ou doce com pimenta (é, tem coisas que parecem normais mas são beeeem estranhas!), batata para o purê, milho verde, tomate, cebola e o pão. Eu ia fazer na baguete mesmo, mas na padoca brasuca eu consegui pãozinho que ela produz para um hotel.

Não podia ser mais real o nosso cachorro quente! Nem preciso dizer que me refastelei e me acabei em quase 2!

O custo do meu cachorro quente ficou em torno de 6 reais cada um, o equivalente a um do japonês do pão de açúcar. Não ficou barato, mas devo dizer que por alguns momentos me senti mais do que em casa!

Zaijian

Tong Li Water Town e Museu da Sexualidade Chinesa

Nihao,
fomos conhecer uma das famosas waters town nas proximidades de Shanghai. Essas cidades são famosas por manter a essência da cultura chinesa viva no dia-a-dia dos habitantes da cidade, com o diferencial que tudo agora é voltado ao turismo e não a pesca como antigamente... rs
Nunca estive em Veneza, mas eles se orgulham se ter uma leve semelhança com a cidade italiana. TongLi é famosa nos filmes chineses também, pois é a mais preservada das waters town, e por isso serve de locação para os mais diversos filmes chineses...
A cidade tem os canais que cruza toda a pequena cidade, com gondoleiros chineses fazendo passeios.

A cidade também servia de casa de veraneio para alguma famílias chinesas, mas hoje essas casas abrigam museus e muita história.
Um dos museus mais famosos de Tong Li é o museu do Sexo Chinês. É isso mesmo, sexo chinês. Para os que não sabem, os chineses são precursores do KamaSutra, que dizem, aliás, que é chinelo perto dos ensinamentos chineses. Se surpreenderá, assim como eu me surpreendi, quem pensa que os chineses são recatados e politicamente corretos! A sexualidade é tratada de forma aberta e bem humorada nesse museu. Algumas fotos representam os "brinquedinhos" utilizados em bordéis durante dinastias e dinastias atrás! Não ficarei dando detalhes das fotos, para não causar maiores constrangimentos a ninguém! kkkkkkkkk Mas não se preocupem, escolhi as fotos com muuuuuuuuuito cuidado! Podem acessar!!! rsss

Além do museu da sexualidade chinesa, pudemos ver um museu sobre a cultura chinesa em relação ao casamento, a familia e ao modo de vida na antiguidade. Alguns costumes se mantém até hoje, mas quem sabe algumas coisas não estão mudando?? Como por exemplo o livre arbítrio das chinesas poderem escolher seus maridos!!!

Pinico chinês!


Zaijian

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Tá bom, tá bom, nem sempre a comida é horrível...

Nihao,
como vocês já sabem, a comida chinesa é, digamos, um pouco diferente do que nosso paladar está acostumado... mas isso não significa que a gente não come aqui na China!!! Sempre damos um jeitinho de encontrar alguma coisa realmente delicious para comer. As vezes comer fora é um pouco salgado, mas vale a pena! (Salgado o preço, não a comida!)
Recentemente fomos ao paraíso de qualquer brasileiro que se preze, na churrascaria, até mesmos os vegetarianos iriam adorar, afinal arroz com feijão não tem em qualquer lugar! Pois é, o Latina, churrascaria legitimamente brasuca, tem seis restaurantes em Shanghai! E não para por ai, os garçons são brasileiros, tem menu em português e a comida não se mexe! Perfeito!!!

Mas devo dizer que o preço ainda é amargo... no almoço durante a semana é ok, mas a noite e de fim de semana... afffeee! Mas também, não é em qualquer lugar que se encontra uma legítima picanha (australiana) ou uma alcatra, maminha, fraldinha, file mignon (tá, esse tava mais para filé minhao), linguiça, arroz, feijoada, farofa, salada... afffe tudo de bom! Ainda mais ao som de música brasileira acompanhado de uma SKOL!!!!!!!
Não vejo a hora de mudar de mês para poder bater aquele rango na churrascaria! Até porque desaprendemos a comer tanto e tanta carne... mas sou brasileira, carnívora e não desisto nunca!
Zaijian

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Feira de rua

Nihao,
é muito comum ter feiras de rua ao redor do mundo. Todo mundo precisa se alimentar, comprar vegetais frescos, frutas, comidinhas, carnes, tudo aquilo que é necessário para uma vida saudável. Como é se esperar, aqui em Shanghai não é diferente. Aqui também tem feira de rua, mas com alguma particularidades.
Diferente do Brasil, ou melhor, de Campinas, não é semanal e sim diária. O que facilita muito a vida dos cidadãos. Outro ponto muito importante é o horário, não acontece de manhã, enquanto estão todos trabalhando, e sim no final da tarde, quando as pessoas estão voltando para sua casa pensando o que fazer para o jantar.
Não é necessário fechar a rua inteira para isso, os vendedores se alocam nas calçadas mesmo, não interrompendo o dia-a-dia do transito. Tudo isso é muito mais inteligente do que no Brasil. Muito mais conveniente e com a facilidade de ser diário. Ótimo.
Porém... não consigo tirar o proveito máximo dessa conveniencia. Vou descrever meus porques:
1. sou laowai, e como não é mercado, não tem preço tabelado ou etiquetado, portanto eles enfiam a faca em você. Um quilo de batata pode custar muito caro se você não souber negociar.
2. sempre esqueço de levar a sacola, o que me permite comprar só algumas poucas coisas, senão não consigo carregar.
3. nem sempre exatamente você sabe do que se trata as verduras. As frutas e legumes é fácil, mas as verduras, tem várias que não sei o que é e como usar.
4. a noção de verdura, frutas e legumes fresco é igual a nossa, porém a noção de carne fresca é um pouco diferente...
5. a noção de higiene é um pouco diferente também...
Vou focar no item 4 e 5 para vocês me entenderem melhor! Carne fresca, para os chineses, é animal vivo!!! Portanto, na feira, você encontra peixe e aves, mas não carne de vaca ou porco. Imaginem o problema em ter vacas e porcos nas ruas!!!
O fato de estarem vivos não significa que está bom para mim, pois a forma de manterem os bichinhos vivos é um pouco duvidosa... Alguns usam pequenas bacias de frigorífico com água para conservar os peixes vivos. Ok, certo? Mas outros jogam os peixes vivos em uma lona na calçada, os bichinhos ficam se debatendo sem água e escapando da lona, para isso eles usam aquelas botas de plástico e chutam os peixes que foram parar na calçada ou no asfalto de volta!!!
Bem, você não vai levar um peixe vivo para casa, certo? Para isso eles matam o bicho para você e se você quiser, tiram a barrigada (é opcional, afinal a barrigada é delicious!). O instrumento de corte é uma faca enferrujada e um pedaço de tronco de madeira para apoio. Ou então é feito em cima de uma lona no chão mesmo.
O frango também é mantido vivo. Em uma gaiolinha, parecendo o carandiru, bem apertadinha... Tem pato também! O frango você pode levar vivo, para matá-lo do seu jeito, mas pode também pedir para matar para você. Eles não cortam a cabeça, só destroncam o pescoço, afinal de contas, cabeça de frango é parte do prato principal, junto com os pés! Nunca vi tirarem os órgãos internos, acho que eles mantem, afinal você pode fazer o coraçãozinho, ou o fígado do bicho também. A máxima aqui é aproveitar o bicho por inteiro!
Eles não depenam na rua, portanto você deve levar o bicho morto, numa sacola e depenar em casa. Ou vivo, segurando pelas perninhas...
Por isso ainda prefiro comprar minhas coisas no mercado. A carne vem morta, depenada, cortada e embalada. Algumas vezes congelada! Muito mais fácil! O peixe também, vem limpo, sem barrigada e ainda cortado em filés!!! Se bem que no mercado você tem a opção de comprar fresco, ou seja vivo! E com muito mais opções, como sapo, tartaruga e cobras d'água! rsssss
Quando vocês vierem para a China, se vocês tiverem estômago forte, podemos comprar um frango e fazer aqui em casa!



Zaijian

terça-feira, 21 de abril de 2009

Fórmula 1 - Shanghai, China. Eu fui!!!

Nihao,
Para os fãs de F1, segue nossa aventura em alta velocidade no circuito de Shanghai! Foi a terceira corrida da temporada, com fatos inéditos na história da F1. As zebras estão na frente e os mangalargas estão atrás!!! Pudemos comprovar o famoso zebrinha brasileiro chegar em quarto na corrida e o nosso mangalarga abandonar a prova, depois de uma corrida fantástica, por causa de problemas no carro... O mundo está de ponta cabeça!
A gente não costuma confiar em previsão do tempo, certo? Pois na China isso não é diferente. Sábado estava um belo dia de sol, até um certo calorzinho... ficamos pensando no iriamos precisar para assistir a corrida de forma mais tranquila. Por isso nos preparamos e compramos protetor solar, arrumamos nossa malinha com óculos de sol, bermuda, blusinha e guarda-chuva. Não preciso dizer que não precisamos de todo o resto, exceto o guarda-chuva. A manhã começou nublada, com esperança de sol... mas com o passar do tempo, o céu se fechou e começou a chover e não parou até o dia seguinte!!!
Fomos em sete, 4 alemães, 1 australiana e 2 brasucas! Alugamos uma van, pois o circuito fica meio longinho da cidade, ir de taxi em 2 seria loucura... chegamos por volta das 10:30, a corrida começava as 15hs. Um pouco cedo, mas evitamos o transito, pudemos curtir a atmosfera (que estava um pouco caidinha, sem muitos standes, sem muitos carros).
Quando terminou a corrida da Porsche, começou a chover... iria demorar mais umas 2 horas para começar a F1. Saímos do nossos assentos e fomos nos abrigar da chuva. O guarda-chuva não era suficiente, mas a capa de chuva vendida no local estava mais para um saco de sanito de má qualidade... além de ser salgado o preço!
Fomos ao nossos assentos momentos antes da corrida. A chuva era torrencial, estava irritando já! O vento atrapalhava bastante o controle do bicho... toda hora um guarda-chuva virava... Os óculos de sol foram fundamentais para manter o olho aberto, sem pingar nada para cair minha lente.
O ínicio da corrida não foi o ponto forte da coisa, como costuma ser, estava chovendo tanto, que o Safety Car ficou por umas 7 ou 8 voltas... mas quando ele saiu foi animal! Conseguimos acompanhar o Massa subir cerca de 10 posições... a velocidade dos carros era fantástica. O nosso ponto de visão permitiu assistirmos muitas derrapagens, carros escapando, rodando, ultrapassagens, batidas! Foi cheio de emoções. Uma pena quando o Massa teve que parar por problemas no carro, devo admitir que fiquei bem frustada... mas ainda tínhamos o Rubinho para torcer, mas sinceramente... não consigo! rsrsrsrs
Os nossos amigos não estavam tão empolgados com a corrida. Imagina você ir a uma corrida e nem saber qual é o grid de largada? Nem saber de que equipe é o seu compatriota, nem que as zebras estão na frente... demais né?
Bem, eu e o Fá vibramos por todos eles! Estavamos com tudo na ponta da língua e curtindo cada volta! Devo admitir que as últimas 10 voltas me cansaram.... a chuva, estava toda molhada, com frio e a corrida estava definida... Dobradinha da Red Bull e na sequência a Braw, com Rubinho em quarto.
Algumas pessoas me falaram que vale a pena ir uma vez só na F1. Mas eu acredito que vou de novo em uma nova oportunidade... se com uma chuva torrencial eu adorei, imagina com sol?? rssssssss
Na volta amargamos bastante... seríamos os últimos a serem entregues... estávamos molhados, com fome, cansados e o transito estava quilométrico!!! Depois de muito tempo conseguimos chegar a algum lugar conhecido, a van deixou um povo, depois outros na estação de trem e quando finalmente era a nossa vez..... PULIÇA!
É, um policial abordou, de forma super agressiva, nosso motorista. Fez ele fazer o teste do bafometro 3 vezes, checou os documentos dele e discutiu bastante. Não sei se ele estava checando o fato de o cara poder estar fazendo taxi ilegal (comum, mas se pegar, fudeu). Eu só conseguia pensar: Nãaaaoooooooo, agora é minha vez de ir para casa!!!!! Ahhhhhhhh
Bem, no final o policial liberou e chegamos em casa 3 longas horas depois!!! Ainda paramos na padaria para comprar pão... cansado e com fome, só pão mesmo! srrsrsrsr
Adorei a corrida, valeu super a pena! O que sinto é que não passa na televisão daqui as corridas, temos que acompanhar sempre via internet para não perder nada da temporada!
Zaijian