quinta-feira, 16 de abril de 2009

China - o que esperar na chegada

Nihao amigos!
Agora tenho mais propriedade para escrever como se aventurar na China, apesar de cada dia ainda ser um aprendizado... como comprar passagens, como se comunicar, o que comer... sempre é uma dificuldade!
Para aqueles que estão planejando vir para a China, partindo do nosso querido Brasil, precisa saber de algumas coisas. Alguns tabus são quebrados quando se vem para a China. Na nossa cabeça passa bastante conceitos de preço baixo a qualquer custo, mas não é bem assim. Se você quer vir para a China comprar todos aqueles cacarecos chineses, recomendo você ir a 25 de março, é mais acertivo e muito mais barato do que vir até aqui! Se você quer localizar fornecedores, recomendo que faça uma pesquisa exaustiva (principalmente em inglês), sobre qual é a região da China onde se encontra a maior parte daquilo que você procura, e depois venha. Se você está interessado em ter experiências de cultura, vivência, história, venha logo, não sei o que você ainda está esperando!!!
Para pessoas que partem do Brasil, a viagem é realmente exaustiva. Não existe voo direto e mesmo que houvesse você iria cozinhar no avião umas 30 horas... super! Mas isso não é de todo mal, pois diversos países de interesse, de todos o gostos, tem voos para China. É a sua oportunidade de fazer um safári na África do Sul, ou comer um crepe em Paris, surtar em compras nos Estados Unidos (sim, aproveite a parada lá para comprar coisas originais, de marca, a um preço ótimo), você tem a opção de rotas das mais diversas possível! Mas não perca muito da sua energia nesses lugares, pois é muito mais perto e as suas chances de voltar lá são muito maiores do que vir até a Ásia. Eu recomendo uns 3 dias na ida, mais 3 ou 4 na volta!
Para a China reserve, pelo menos, 2 semanas. Passar duas semanas na China parece muito, mas não é, lembrem-se que aqui é maior que o Brasil, fora que tem outros países próximos e muito interessantes também.
A viagem internacional é normal, você pega seu avião em São Paulo, viaja até o outro país escolhido e faça seu pequeno tour. A viagem para a China só começa quando você embarca do país escolhido para China! Nesse momento acaba a civilidade ocidental e entra o confucionismo chines! Não se incomode com o jeito chines, você terá que se acostumar... se a mala não cabe no bagageiro, eles farão caber, mesmo que para isso eles massacrem suas coisas ou até mesmo mudem de lugar sem te consultar. Recomendo apenas que fique de olho, mas não reaja brutalmente, pois eles tem o apoio das aeromoças chinesas também.
Muitos chineses estarão dormindo mesmo antes de terminar o embarque, não me perguntem porque, mas a facilidade de dormir deles é invejável. Até porque o barulho dos chineses conversando em chines irá te apavorar, mas você irá se sentir mais confortável quando ver um estrangeiro com cara de panico também!!!
Na hora do jantar ou almoço (a essa altura você não sabe que horas são de verdade, você só sentirá uma fome danada), a cultura chinesa irá prevalecer. Te servirão noodles (miojo) e alguma coisinha ocidental. Coma! Você vai precisar disso, pois o voo é longo... se possível, durma! Abstraia tudo e todos ao seu redor, para não gerar uma má impressão da China!
Bem, você chegou na China e tudo te parece super ocidental. E é! Esteiras rolantes, placas em inglês, desenhos básicos de sinalização, tudo igual! Ufa! Espero que você tenha alguém te esperando, pois senão a situação irá se agravar! Se você estiver com alguém te esperando, ótimo!Vocês irão pegar um táxi no local certo e chegar aonde quer, ou até mesmo, pegar o MagLev e ir de metro! Mas se você está sozinho... tenha cuidado. Primeiro pegue um mapa no aeroporto, mas verifique que tenha o nome das ruas em pinyin e em ideograma, isso ajuda bastante a locomoção. Os chineses irão te oferecer táxi na porta de desembarque, mas não aceite. Vá até a linha de táxis que esteja sinalizado, é mais garantido! Tenha nas mãos o endereço do seu hotel em ideograma! Não acredite que eles irão saber ler pinyin ou inglês, nem todos sabem e você pode se estrepar por isso. Certifique-se que eles irão ligar o taxímetro, prática muito comum com laowais, para cobrar mais caro depois!
Se você vier para uma grande cidade, como Shanghai, sua vida será bem mais fácil. É fácil de encontrar pontos turísticos e o sistema metroviário funciona! Sempre ande com um mapa da cidade e com um cartão de seu endereço na China, em ideograma! Se as coisas complicarem, você consegue voltar para casa. Um celular é muito útil se você tiver algum conhecido na China que saiba falar meia dúzia de palavras, nunca se sabe quando irá precisar, mas você irá precisar!
Sua primeira saída na rua na China não te trará muito do que é a vida na China. Será tanta informação somado ao jet leg do voo, que você não conseguirá identificar muita coisa. O dia seguinte será melhor.
Se você é uma pessoa valente, vá comer em um restaurante chinês que tenha sido indicado por um ocidental!!! Pois nesse local você saberá que é limpo, com cardápio em inglês e com carnes mais seguras (nada de cachorro ou outro animal bizzaro). No começo não abuse, senão você poderá passar 3 dias no banheiro. Se você é cagão, encare uma pizza Hut mesmo ou um dos diversos restaurantes ocidentais que invadiram a China. É mais seguro, mas certifique-se de que o seu pedido não é extremamente apimentado (coisa muito comum aqui, até Mc é apimentado, e eu não digo como na Bahia não, pior! Bem pior!).
Você irá fazer coisas turísticas e encontrará muitos estrangeiros, mas também muito chineses, pois muita coisa aqui também é novidade para eles, inclusive a livre locomoção pelo país, por isso tem muita gente viajando o tempo todo aqui!
Com o tempo você começará a perceber mais o estilo de vida chinês, como as catarradas na rua, crianças com o bumbum de fora, a selva do transito, a noção de higiene, o corte das carnes, o conceito de fresco... muitas coisas que já descrevi para vocês aqui no blog. Você irá se acostumar com o fato de que você não entende uma só palavra do que estão dizendo e que você é analfabeto, não conseguirá ler absolutamente nada!
Algumas coisas te tirarão do sério. Você irá querer comprar uma água e ninguém vai te entender. Você vai se sentir claramente enganado e não terá como provar ou pedir ajuda. Você irá pedir informação e ninguém saberá falar inglês e mesmo que você arranhe chinês, eles não irão te ajudar! As catarradas te incomodarão dia após dia. Nunca irá passar o asco disso! Estou aqui há 3 meses e ainda não me acostumei!
Tenha claro o que você irá fazer aqui, ainda mais se seu tempo é curto, cada cidade tem muitas coisas para ver, muita história, mas é preciso se apegar nas coisas de seu interesse. Se você não está ligado em história, não perca tempo em museus, mas se você é ligado em tecnologia, vá ver o que os chineses aprontam com uma super velocidade.
Todos, sem excessão, irão visitar as feiras chinesas, muitas misturam fake com antiguidades, outras tem antiguidades fakes, cuidado! Fique de olho. Algumas feiras viraram shoppings, mas a essencia ainda continua viva! Barganhar é uma língua universal, não é preciso saber inglês ou chinês para baratear os preços, números bastam! Mas tenha a consciencia do que é um preço justo e evite comprar por impulso, você sempre conseguiria um preço melhor. Seu poder de barganha aumenta a cada dia, sempre é um aprendizado. Seja esperto, fique de olho no valor que os outros pagaram e pague menos!
Se perguntarem se você é americano (dos EUA) negue!!! Mostre que você é brasileiro. Pois muitos chineses já me disseram que americanos (turistas, não os locais) são bobos e pagam os maiores preços. Seja brasileiro e não desista nunca! Se o cidadão não quiser fazer o seu preço, ceda um pouco ou procure outro que faça! Nunca ache que o que você está comprando é exclusivo. Existem cópias de tudo em todos os lugares!
Baseado nisso, venha e seja feliz!
Nas próximas edições darei mais dicas de como viajar na China, como comprar passagens e como se locomover com facilidade!
Zaijian

Um comentário:

Me dá sua opinião!