quarta-feira, 22 de abril de 2009

Feira de rua

Nihao,
é muito comum ter feiras de rua ao redor do mundo. Todo mundo precisa se alimentar, comprar vegetais frescos, frutas, comidinhas, carnes, tudo aquilo que é necessário para uma vida saudável. Como é se esperar, aqui em Shanghai não é diferente. Aqui também tem feira de rua, mas com alguma particularidades.
Diferente do Brasil, ou melhor, de Campinas, não é semanal e sim diária. O que facilita muito a vida dos cidadãos. Outro ponto muito importante é o horário, não acontece de manhã, enquanto estão todos trabalhando, e sim no final da tarde, quando as pessoas estão voltando para sua casa pensando o que fazer para o jantar.
Não é necessário fechar a rua inteira para isso, os vendedores se alocam nas calçadas mesmo, não interrompendo o dia-a-dia do transito. Tudo isso é muito mais inteligente do que no Brasil. Muito mais conveniente e com a facilidade de ser diário. Ótimo.
Porém... não consigo tirar o proveito máximo dessa conveniencia. Vou descrever meus porques:
1. sou laowai, e como não é mercado, não tem preço tabelado ou etiquetado, portanto eles enfiam a faca em você. Um quilo de batata pode custar muito caro se você não souber negociar.
2. sempre esqueço de levar a sacola, o que me permite comprar só algumas poucas coisas, senão não consigo carregar.
3. nem sempre exatamente você sabe do que se trata as verduras. As frutas e legumes é fácil, mas as verduras, tem várias que não sei o que é e como usar.
4. a noção de verdura, frutas e legumes fresco é igual a nossa, porém a noção de carne fresca é um pouco diferente...
5. a noção de higiene é um pouco diferente também...
Vou focar no item 4 e 5 para vocês me entenderem melhor! Carne fresca, para os chineses, é animal vivo!!! Portanto, na feira, você encontra peixe e aves, mas não carne de vaca ou porco. Imaginem o problema em ter vacas e porcos nas ruas!!!
O fato de estarem vivos não significa que está bom para mim, pois a forma de manterem os bichinhos vivos é um pouco duvidosa... Alguns usam pequenas bacias de frigorífico com água para conservar os peixes vivos. Ok, certo? Mas outros jogam os peixes vivos em uma lona na calçada, os bichinhos ficam se debatendo sem água e escapando da lona, para isso eles usam aquelas botas de plástico e chutam os peixes que foram parar na calçada ou no asfalto de volta!!!
Bem, você não vai levar um peixe vivo para casa, certo? Para isso eles matam o bicho para você e se você quiser, tiram a barrigada (é opcional, afinal a barrigada é delicious!). O instrumento de corte é uma faca enferrujada e um pedaço de tronco de madeira para apoio. Ou então é feito em cima de uma lona no chão mesmo.
O frango também é mantido vivo. Em uma gaiolinha, parecendo o carandiru, bem apertadinha... Tem pato também! O frango você pode levar vivo, para matá-lo do seu jeito, mas pode também pedir para matar para você. Eles não cortam a cabeça, só destroncam o pescoço, afinal de contas, cabeça de frango é parte do prato principal, junto com os pés! Nunca vi tirarem os órgãos internos, acho que eles mantem, afinal você pode fazer o coraçãozinho, ou o fígado do bicho também. A máxima aqui é aproveitar o bicho por inteiro!
Eles não depenam na rua, portanto você deve levar o bicho morto, numa sacola e depenar em casa. Ou vivo, segurando pelas perninhas...
Por isso ainda prefiro comprar minhas coisas no mercado. A carne vem morta, depenada, cortada e embalada. Algumas vezes congelada! Muito mais fácil! O peixe também, vem limpo, sem barrigada e ainda cortado em filés!!! Se bem que no mercado você tem a opção de comprar fresco, ou seja vivo! E com muito mais opções, como sapo, tartaruga e cobras d'água! rsssss
Quando vocês vierem para a China, se vocês tiverem estômago forte, podemos comprar um frango e fazer aqui em casa!



Zaijian

2 comentários:

  1. Muito legal esta matéria - está mostra as cores da China pra valer. Até o cheiro. rsss. A China não é só novos prédios e novas tecnologias. É também seu povo e seus hábitos. Demora pra mudar e não tem tecnologia que acabe com isto.

    ResponderExcluir
  2. aqui no chinatown -ny - eles tambem tentam fazer igual a china mais fica mais dificil pois a fiscalizacao bota pra quebrar. ny tudo funciona by the book. tambem tem frutas bem diferentes que acho que trazem dentro do bolso dai. mais estou adorando ve a china com seus olhos

    ResponderExcluir

Me dá sua opinião!