segunda-feira, 4 de maio de 2009

Hangzhou - cidade poética

Nihao,
conforme prometido, notícias do final de semana prolongado... fomos a Hangzhou, uma cidade pertinho de Shanghai, com uma natureza maravilhosa, um apelo poético incrível, reconhecido pelos mais famosos pensadores e poetas chineses... até mesmo Confúcio ia para Hangzhou se inspirar beira lago.
Por ser bem pertinho daqui, decidimos dessa vez não se preocupar tanto com os monumentos históricos da cidade, mas sim tirar uns dias de folga e curtir a natureza do lugar, sem preocupações de ver a cidade inteira em dois dias.
A primeira impressão que tive da cidade, quando chegamos na estação de trem, foi a pior possível. O sangue subiu na cabeça e a vontade era de pegar um pelo colarinho!!! Sim, fiquei muito irritada. Tudo porque não encontramos, como em outras cidades, uma fila de taxi organizada (que as vezes cobram mais caro, mas é mais seguro), na porta da estação, portanto tivemos que nos aventurar na rua mesmo... não que não tivesse taxi, tinha, e muito, mas o problema é que eles não queriam pegar os passageiros... eles paravam, perguntavam para onde e vazavam, não queriam ir até o endereço do hotel!!! E não era só com a gente não... isso acontecia com chineses também! A cada taxi negado, meu sangue subia um pouquinho mais... cheguei a bicudar um!!! kkkkkkkk
A solução foi apelar! Os taxistas não podem negar passageiro desse jeito e decidimos usar a camera fotográfica como aliado. Cada taxista que negasse, iríamos tirar foto do número dele. Decidimos voltar para a estação de trem, no setor de embarque de passageiros (estação de trem aqui é melhor do que muito aeroporto aí!), e quando um taxista deixou um passageiro, entramos correndo no taxi, sem dizer o endereço, o cara não podia ficar marcando lá, tinha policiamento. Quando dissemos o endereço, o cara começou a negar, foi então que o Fá tirou uma foto da identificação dele e um policial estava vindo na nossa direção, porque o motorista estava parado a muito tempo lá... o cidadão não teve escapatória... teve que levar a gente!!!! afffeeeee Ele foi bufando mas levou!
Chegamos no hotel e foi tudo Ok, dessa vez tinha recepcionista que falava inglês e o quarto era bem ok. Sem stress. Decidimos sair para caminhar, o hotel ficava na frente do lago, e nos deparamos com uma maravilhosa surpresa. Um cenário maravihoso, um lugar lindo, lotado (claro, feriado na China, imaginem!), lembrou bastante cidade praiana, uma mistura de Floripa com Guarujá, se é que vocês me entendem! rsrsrsrsrsrsr
Passeamos pelo parque, só curtindo o local... mas estava bem cheio e a cidade não é tão turística para estrangeiros, como tantas outras... conclusão, pausa para fotinho com a laowai verde! É estranho como a sensação de tirar foto com os chineses não é boa... você se sente realmente um ET, ainda mais com o jeitinho chinês de rir para tudo!!! Bem, paciência....

Achamos um restaurante Western e fomos comer lá. Tinha um prato chamado Churrasco Brasileiro, estamos no momento da adaptação chamado: saudade da comida da mamãe... kkkkk
O Fá pediu e eu pedi um bife com molho de pimenta do reino. Muito bom, tudo muito bom, o atendimento foi complicado, pois o povo não falava muito bem inglês, mas tudo bem, comemos muito bem! Mas o churrasco brasuca tá mais para espetinho de gato de rua... muito bom também! kkkkkkk
No dia seguinte decidimos alugar uma bike (o sistema deles de aluguel de bikes é muito legal!), para alugar você paga 300 RMB como garantia de retorno, a primeira hora é de graça, a segunda é 1 RMB e a partir da terceira 3 RMB. No fim das contas é super baratinho... eles te devolvem seu dinheiro....
Fomos dar uma volta no lago e eu queria porque queria ver o parque das tulipas! Foi bom não ter decidido fazer pontos históricos, a cidade estava sitiada por turistas chineses fazendo o mesmo! O parque das tulipas foi lindo! Era engraçado quando iámos tirar foto com o nosso tripé. A chinezaiada é muito curiosa e vários ainda colavam nossas fotos. rsrsrsrrsrsrs
Pirei com as flores, pena que a época da tulipa passou, tinha só umas perdidas... Mas o parque era maravihoso, muitas flores, muitos córregos de água transparente, cachoeira, muito muito... muito chinês também! rsrsrsr
Bem, incorporando a cultura asiática, colei a foto deles também!!!

Continuamos o passeio, paramos para comer com vista para o lago, em um dos pontos mais craudiados de chineses, uma ponte com um motivo histórico forte, que o Fá pode explicar melhor.... Achamos um prato japonês que é um PF brasileiro... nossa, toda vez que eu ver esse prato no restaurante, vou mandar ver! Delicious!

A dia estava nublado e começou a chover. Devolvemos as bikes e fomos dar um rolé na praça. Decidimos experimentar o famoso chá de Hangzhou. Fomos a uma casa de chá na beira do lago, mas o cheiro do lugar estava muito esquisito, tinha uns petiscos que tava dando embrulho e o chá conseguia custar mais caro que uma taça de vinho... eu não entendo nada de vinhos nem de chá, ia gastar dinheiro e não aproveitar o conteúdo. Foi então que fomos a um restaurante e café, tomar um café! rsrsrsrsr
Tomei um café brasileiro (como tinha coisa brasileira nessa cidade!) e foi o melhor café que tomei desde que cheguei aqui... o último bom assim que me lembro eu estava no Brasil! Esse café era uma mistura do café do meu pai com o café do meu sogro! Nossa, pirei!

A noite saimos para comer, apesar da chuva intensa... mas tinhámos guarda-chuva. Podem rir, mas aqui é melhor sempre levar um, nunca se sabe quando o tempo vai virar!

Domingo voltamos, chegamos cedo em Shanghai, aproveitamos isso para fechar com chaves de ouro o nosso final de semana relaxante e fomos fazer uma massagem chinesa aqui pertinho de casa.