Nihao
Tenho me perguntado do que se trata a famosa paciência chinesa... esperava que isso se tratava de uma forma calma e, obviamente, paciente de fazer as coisas. Na minha visão, eu cheguei a conclusão, que os chineses são muito impacientes! Talvez a paciência chinesa seja para aguentar a impaciência chinesa! Complexo não?
Conto algumas experiências para exemplificar melhor o que digo. Quando você vai pegar um elevador que demora a chegar, quando chega, você todo contente entra... e aí vem outra pessoa correndo para pega-lo também, porque ele sabe que vai demorar o próximo... qual a reação mais "aceitável" nessa situação? Para mim é, com certeza, segurar a porta para o próximo entrar! Mas a reação do chinês é um pouco diferente e digamos, um pouco agressiva. A primeira coisa que ele faz quando entra é apertar o botão de fechar a porta! Mesmo que ele esteja vendo uma pessoa vindo! E se essa pessoa aperta o botão do elevador de novo, a porta que estava fechando, se abre de novo, e qual a reação do chinês??? Tentar fechar na pessoa, de prefêrencia, por ter atrasado ele.
Dirigindo os chineses dão um show de impaciência. E eles ainda acham que não é verdade! A buzina aqui deve durar no máximo dois meses nos taxis e motos. Quando eles querem passar, buzinam, se alguém demora a sair no semáforo, buzinam, quando tem um pedestre atravessando, buzinam, quando o trânsito para, buzinam, quando o trânsito anda, buzinam também. Eles buzinam para tudo. Fora o método kamikaze de direção. Virar para a direita é permitido sem precisar esperar o semáforo estar verde. Mas deveria ter algumas condições para isso. Eles não param e pensam: será que tem pedestres atravessando? Será que o trânsito está parado e vou fechar a pista? Não, eles simplesmente viram!!! E ai de você se estiver atravessando, com certeza irá tomar uma buzinada! Se o trânsito estiver parado também!
Outra forma impressionante da direção kamikaze é fazer conversões. Você errou o caminho e precisa fazer um retorno... qual a melhor opção? Dar a volta na quadra, na próxima saída, certo? Ou achar algum ponto de conversão permitida... Mas para os impacientes chineses é melhor pegar e virar! Independente se há trânsito, pessoas, guardas, não interessa, vire! Outra coisa que me choca são as motinhos elétricas e as bikes. Eles tem uma pista própria, na rua, mas fazem questão de andar na calçada e ai de você se não sair da frente, vai tomar uma buzinada! Com certeza é preciso ter muita paciência para lidar com essas impaciências.
Para tudo eles querem fazer o mais rápido possível, muitas vezes sem pensar, sem qualidade, totalmente sem paciência! Comprar alguma coisa em mercado local pode ser uma experiência muito irritante, mas depois de um certo tempo você encontra prazer nisso. É preciso entrar na frente, andar forte, se impor. Se você vai andar de metro, na hora do rush, se ficar marcando, não entra no trem. É preciso empurrar para não ser empurrado, para não cair. No mercado, eles não conseguem esperar você pegar aquilo que quer na prateleira, te empurram, te tiram no lugar! Num balcão de padaria então, a mesma coisa. Se você não for mais forte, você não consegue comprar nada.
Penso que talvez seja algo confuciano, o mais forte ganha. O mais forte consegue. Aqui, não seja educado como no Brasil, não de passagem, não de licença. A diferença é que para eles isso não é falta de educação, é apenas uma maneira diferente de ver a vida.
Zaijian
puxa vamos vender buzina para os chineses rsrssrsrsrsr
ResponderExcluirImagino você, pequenininha, delicadinha, dando empurrões e cotoveladas por aí. Rsrsrs
ResponderExcluirBeijinhos
Prima,sempre acompanhando seus posts,mas as vezes bloqueiam os blogs no trabalho,rs...que gente mais sem coração...hahahah
ResponderExcluirSaudadeeee....bjo,fica com Deus aí