Saimos de Shanghai na sexta a noite, fomos ao aeroporto de metro e trem. Pegamos o, aparentemente, incrivel MagLev. Um trem movido por eletromagnetismo, super rápido. Mas por dentro, não dá essa impressão, faz barulho como um trem normal na China (ou seja, muito mais silencioso que o metro de São Paulo!). Chegamos em Xi'an por volta das 10:30 da noite, nos acomodamos, fomos tomar um drinque para comemorar nossa viagem e dormir para o longo dia seguinte.
Após a visita do Guerreiros de Terracota, tudo fica muito menor e muito menos impressionante! Mas a cidade de Xi'an ainda tem muito para nos oferecer! Estávamos viajando pela primeira vez com uma turma nova, 3 alemães, 1 americana, eu e o Fá. Foi super divertido para conhecer melhor essas pessoas, que já tivemos contato antes, mas numa viagem com certeza rola melhor uma aproximação, mais afinidade, etc. Mas depois do Guerreiros de Terracota fomos até Huaning Hot Spring, um parque onde a água brota morna da terra, onde os chineses acreditam que tenha algum poder curador. Estava um tanto quanto frio para tirar o sapato e botar o pézinho na água morna, decidimos curtir o parque. Logo na entrada, nos deparamos com alguns velhinhos bem simpáticos. O Fá começou a conversar com eles e disse que nós dois erámos brasileiros. Em chines, Brasil se fala Baxi e o chines brincou com a pronuncia, dissendo que nós erámos Baxi e ele tinha Bashi (80 anos). Ele resolveu dar uma demonstração de sua vitalidade, realmente impressionante. rssssDepois fomos visitar o masoléu do Imperador Qin, onde ele realmente está enterrado, a uma certa distância dos guerreiros de Terracota. Em cima da montanha, uma grande escada nos guiou para a tumba. Lá encontramos alguns vendedores de antiguidades e artenasato. O Fá se encantou por uma moeda antiga, realmente muito legal! Depois de muita negociação, ele comprou e ficou feliz da vida com a moeda antiga chinesa dele. Fomos jantar no centro da cidade, em um restaurante chines! Ai ai ai, nossas experiências com comidas chinesas são sempre desastrosas, mas Córdula estava decidida a tirar a má impressão. Pedimos um set de dumplings, bolinhos chineses assados no vapor ou cozidos. Muito bonitos, bem servido, mas o problema deles é realmente a consistência. É esquisito. Não sou fã, mas como sem problemas, mas não acho que seja realmente delicious como os chineses dizem!
Depois do jantar, fomos até o pagode do grande ganso ou Dayan Pagoda, assistir a um grande show de luzes e água. Muito bacana, muito cheio, muito chines, muito lindo! Acho que tem algo parecido em São Paulo, no Ibirapuera, mas para minha vergonha, nunca fui ver! O show foi fantástico, com música clássica e a água e as luzes acompanhando o ritmo. Lindo de ver!
No dia seguinte fomos até a muralha de Xi'an. Não é tão famosa quanto a Grande Muralha, mas tem seu valor. É realmente o que conheço de proteção medieval. Uma parede de mais de 20 metros de base, muito alta, que contorna a cidade antiga. Claro que hoje a cidade não se baseia apenas nesse retângulo, que não é muito grande, mas é um passeio super bacana para se fazer de bicicleta. Demoramos cerca de 1,5 hora para dar a volta, é super plano, mas não tem muita coisa para ver, a não ser o muro.
Fomos, depois do passeio ciclistico, visitar o Grande Mosteiro Islamico de Xi'an. Muito bacana o que há em sua volta, a cultura islâmica domina a área, com muitas mulheres com a cabeça coberta pelo véu, inscrições chinesas e árabes misturados (fácil de entender não?) e muitas comidas e artesanatos vendendo na rua. Super diferente. Aliás, os açougues são realmente um show a parte! O Grande Mosteiro é bem antigo, com muito da arquitetura chinesa misturada com a cultura árabe, muito interessante, mas o ponto alto da região, definitivamente, é o mercado local. O que será isso??? Acho que prefiro não saber viu? Vai que é um pobre cachorrinho??? ArghDepois de muitas descobertas já estava na hora de voltar para casa, exaustos, mas super satisfeitos.
Zaijian
Olá Patrícia...
ResponderExcluirEu sou arquiteta tb e recebi um dia destes uma mensagem do seu blog, naõ sei se a gente se conhece,mas de qualquer maneira estou te acompanhando!
Parabéns pra vocês! Quantas experiências legais, né? Estou esperando novidades.
Um beijo da sua nova amiga
Sonia