segunda-feira, 2 de março de 2009

Todo mundo precisa de um amigo que fala chinês!

Como diz o título, todo mundo precisa de um amigo que fala chinês! Dependendo da situação é muito mais do que importante isso, pois os taxistas não falam nada de inglês, portanto a comunicação pode ser zero, nesse caso.
Nós temos algumas pessoas que podemos ligar em caso de extrema necessidade, para dar a direção, para traduzir alguma coisa... Mas também temos outros recursos, como o taxi book, mapas, dicionário, etc.
Mas, nosso amigo Matheus, que está morando na Filipinas, não tem todo esse recurso e nem fala chinês. Acontece que ele estava aqui em Shanghai conosco, onde levamos, ele com nosso parco chinês, para todos os lugares. Mas o voo de retorno dele saia de Hangzhou, uma cidadezinha aqui perto, que demora uma hora de trem para chegar. Ele pegou o trem no domingo de manhã, colocamos ele no taxi aqui, demos as coordenadas para a estação, mas quando chegou em Hangzhou ele precisava pegar outro taxi para o aeroporto.
Segundo ele, ele tentou falar em inglês e o taxista não entendeu (piora bem a comunicação e cidades menores), depois ele tentou fazer mímica, mas nem sempre as mímicas tem o mesmo sentido para ambos. Diz ele que começou a mexer os braços, querendo dizer que ele precisava voar! kkkkkkkkk O taxista não entendeu nada... Qual foi a salvação dele? Ligar para o Fá.
Ele pediu para o Fá falar com o taxista, o Fá disse: feijichang (aeroporto). Acho que o motorista entendeu, pois ele chegou no aeroporto depois disso... rsrsrsrsrs
Bem, quando alguém vier para a China, recomendo comprar um livrinho básico de viagem e ter em mão um celular, se isso não for possível, arranje um mapa também, quem sabe apontando eles entendem...
Zaijian

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Me dá sua opinião!