Ontem fomos almoçar em Xi Tian Di, parte da concessão francesa que mantém a característica da época dessa ocupação. Fomos ao Latina, um restaurante brasileiro no coração da cidade! Nham nham, delícia, não deveu nada para nenhuma outra churrascaria, apesar da menor variedade de carnes, o buffet de salada estava ótimo, as carnes também. Não se digo isso por fazer algum tempinho que não como comida brasileira, mas sei que foi maravilhoso, comi como gente grande!
Depois fomos a Taikang lu, é uma área que era totalmente residencial e hoje é ocupado por lojinhas, restaurantes e atêlies, tudo muito alternativo. Essa área faz parte do estilo de construção chinesa de uns 100 anos atrás, é tudo muito apertado, com vários becos e ruas estreitas. É uma área que abriga o comercial com o residencial, trazendo prosperidade para os habitantes locais.
O contraste do novo com o velho está presente o tempo todo. É possivel encontrar os velhos costumes com a nova arquitetura. Novas portas e velhas portas uma do lado da outra. Casa caindo aos pedaços ao lado de uma lojinha nova, bem cuidada.
É o tipo de coisa que o Campinas está devendo. A revitalização da área da Vila Industrial poderia ter coisas como essa. Sabido que há projetos engavetados para revitalizar a área, mas, como sempre, depara-se com diversos impecilhos muitas vezes burros!
Ao invés de transformar o local exatamente como no passado, pode-se dar novos rumos, novas funções e novas alterações que faz do lugar se transformar em um charme, como em Taikang Lu.
Realmente, dava para fazer a vila industrial aqui de Campinas.
ResponderExcluir